Mundo

Irã reafirma que exigências de Trump para acordo nuclear são inaceitáveis

A declaração do ministro iraniano faz referência a pressão que Trump impôs ao afirmar que, a menos que os aliados europeus consertem as “terríveis falhas” no pacto nuclear até 12 de maio, os EUA não vão cumprir o acordo firmado com o Irã. [Leia mais...]

[Irã reafirma que exigências de Trump para acordo nuclear são inaceitáveis]
Foto : Reprodução/Twitter

Por Marina Hortélio no dia 28 de Abril de 2018 ⋅ 19:00

O ministro das relações exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, afirmou hoje que as exigências de mudanças no acordo nuclear de Teerã feitas pelo presidente americano, Donald Trump, as outras potências mundiais são inaceitáveis.

A declaração do ministro iraniano faz referência a pressão que Trump impôs ao afirmar que, a menos que os aliados europeus consertem as “terríveis falhas” no pacto nuclear até 12 de maio, os EUA não vão cumprir o acordo firmado com o Irã. O tratado limita o programa nuclear do país árabe em troca de alívios às sanções econômicas impostas contra Teerã.

O presidente americano já havia criticado o pacto durante o encontro com o mandatário francês, Emmanuel Macron, na última semana. Trump afirmou que os EUA gastam “barris de dinheiro” enquanto o Irã continua com os testes balísticos e a disparar mísseis.

Assim como o chanceler, o Chefe de Estado iraniano, Hassan Rowhani, criticou Trump na última quarta-feira (25) ao descartar a possibilidade de mudanças no acordo. “Você [Trump] não tem conhecimento em política. Não tem conhecimento de lei. Não tem conhecimento de tratados internacionais. Como pode um negociante, um comerciante, um construtor de torres fazer julgamentos sobre assuntos internacionais”, disse Rowhani.

Notícias relacionadas