
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Com medo de perder influência, China envia representante à Coreia do Norte
Internacional
Com medo de perder influência, China envia representante à Coreia do Norte
Aliada da Coreia do Norte, a China enviou o ministro das Relações Exteriores,Wang Yi, para a capital norte-coreana, Pyongyang. A aproximação entre as Coreias do Norte e do Sul e com os EUA preocupa o país comunista

Foto: Sputnik/Iliya Pitalev
Para não perder a influência com a Coreia do Norte, que está em um processo de aproximação com os seus "inimigos", Coreia do Sul e os Estados Unidos, a China enviou Wang Yi, ministro das Relações Exteriores, para a capital Pyongyang, onde ficou por dois dias para se reunir com o líder do país, Kim Jong-un. As informações são do jornal The New York Times.
Apesar de a China manter uma vantagem econômica, a nova estratégia de aproximação da Coreia do Norte preocupa o país comunista. Inclusive, segundo alguns especialistas chineses, uma das tarefas de Wang era tentar impedir que Kim se incline para os EUA sob a presidência de Donald Trump. Esta é a primeira vez em 11 anos que o ministro das Relações Exteriores chinês visita a nação comandada pelo ditador Kim Jong-un.
Segundo Xia Yafeng, historiador chinês na Universidade de Long Island (EUA), a visita de Wang pode ter servido para relembrar o Norte que a China apoiou o país durante os últimos seis anos, desde que Kim chegou ao poder. De acordo com o presidente Donald Trump, a reunião entre os EUA e o ditador norte-coreano deve ocorrer na Zona Desmilitarizada (DMZ) na fronteira entre as duas Coreias.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.