Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

EUA falam em aliança militar e econômica com Brasil e Colômbia

Internacional

EUA falam em aliança militar e econômica com Brasil e Colômbia

Segundo o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, a eleição de Bolsonaro demonstra "um crescente compromisso regional em torno dos princípios de livre comércio e de governança aberta e transparente".

EUA falam em aliança militar e econômica com Brasil e Colômbia

Foto: Ethan Miller/Getty Images

Por: Marina Hortélio no dia 01 de novembro de 2018 às 21:00

Os Estados Unidos têm interesse em firmar alianças com os governos do Brasil e da Colômbia para aumentar a segurança e melhorar a economia na América Latina, informou hoje (1º) o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton.

De acordo com Bolton, a avaliação é de que a eleição de Bolsonaro demonstra "um crescente compromisso regional em torno dos princípios de livre comércio e de governança aberta e transparente".

O governo colombiano sinalizou, nos últimos dias, uma aproximação com o Brasil de Bolsonaro em busca de um aumento da pressão sobre o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela.

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca também anunciou uma série de medidas contra os regimes de Venezuela, Cuba e Nicarágua. 

Ainda de acordo com Bolton, o presidente americano Donald Trump assinou uma ordem executiva, uma espécie de medida provisória, para impedir os americanos negociarem com entidades ou pessoas envolvidas com a "corrupta" venda de ouro da Venezuela.