Mundo

Coreia do Norte ameaça retomar programa nuclear caso EUA não suspendam sanções

O país asiático afirmou que os EUA devem para de se comportar de modo 'arrogante'

[Coreia do Norte ameaça retomar programa nuclear caso EUA não suspendam sanções]
Foto : Saul Loeb/AFP/Getty Images

Por Marina Hortélio no dia 03 de Novembro de 2018 ⋅ 20:00

A Coreia do Norte ameaçou retomar o programa nuclear caso os Estados Unidos não suspendam as sanções impostas ao país asiático, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da nação divulgado hoje (3) pela agência pública “KCNA”. A Coreia do Norte disse ainda que os EUA devem para de se comportar de modo “arrogante”.

Desde junho, quando as negociações entre Washington e Pyongyang estagnaram, o regime norte-coreano reivindica a assinatura de um tratado de paz e a suspensão das sanções para dar continuidade ao processo de desnuclearização.

Já o governo Trump insiste na manutenção das sanções e de outras pressões até que a Coreia do Norte acabe de vez com o programa nuclear. Entretanto, o Ministério das Relações Exteriores do país asiático pediu a Washington que abandonasse seu "devaneio tolo" de que sanções e pressões levarão à desnuclearização. 

A pasta norte-coreana afirmou que os EUA estariam cometendo um “grande erro” ao acreditar que a nação asiática concordaria com o desarmamento unilateral mesmo sob sanções e ainda ressaltou que a negociação deveria ser baseada em reciprocidade e igualdade.

Notícias relacionadas