Mundo

Avião americano é interceptado por jato russo no Mar Negro; veja vídeo

Em nota, a Marinha, enquanto o exército russo está dentro do seu direito de exercer no espaço aéreo internacional, a iniciativa de interceptar o avião americano foi 'irresponsável'

[Avião americano é interceptado por jato russo no Mar Negro; veja vídeo]
Foto : U.S. Army

Por Matheus Simoni no dia 05 de Novembro de 2018 ⋅ 15:40

Um avião americano foi interceptado por um jato da Rússia no espaço aéreo internacional do Mar Negro na manhã de hoje (5). Em vídeo divulgado pela Força Aérea americana, a aeronave russa, modelo SU-27, é vista fazendo uma manobra considerada arriscada, que chegou a colocar em risco pilotos e tripulação, segundo comunicado do exército dos EUA.

Em nota, a Marinha, enquanto o exército russo está dentro do seu direito de exercer no espaço aéreo internacional, a iniciativa de interceptar o avião americano foi "irresponsável".

"Esperamos que eles cumpram as normas internacionais para garantir a segurança e evitar incidentes, incluindo o Acordo de 1972 para a Prevenção de Incidentes no Mar e em Alto Mar (INCSEA). Ações inseguras aumentam o risco de erro de cálculo e potencial para colisões no ar", declarou.

Também por meio de comunicado, o Ministério da Defesa da Rússia declarou que não houve tentativa de interceptar o avião e que a inteligência russa identificou a aeronave, realizou a escolta e "respeitou todas as medidas de segurança".

 

Notícias relacionadas