Mundo

May indica estar a um passo de avançar negociação do Brexit

O maior impedimento ainda é o ‘backstop’ da Irlanda, preocupada com tensões nacionalistas

[May indica estar a um passo de avançar negociação do Brexit]
Foto : John Stillwell/Pool via Reuters

Por Lara Ferreira no dia 06 de Novembro de 2018 ⋅ 15:00

A primeira-ministra britânica, Theresa May, indicou hoje (6) que está a um passo de prosseguir com a negociação dos termos do Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia. No entanto, ela afirma que seu governo não vai aceitar duração por tempo indeterminado de eventuais condições excepcionais acordadas agora. 

O maior impedimento no avanço das negociações é o “backstop”,  garantia que a Irlanda exige de que não volte a existir a chamada “fronteira dura” (controle de mercadorias e pessoas com a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido), caso não haja acordo entre as partes. 
 
A separação acontece dia 29 de março do ano que vem e será seguido por um período de transição que dura até o fim de 2020. A preocupação de Dublin é de que, após a segunda data, voltem à tona as tensões nacionalistas apaziguadas pelo acordo de paz de 1998. 
 
Para evitar a “fronteira dura”, a UE sugeriu que a Irlanda do Norte mantivesse o espaço comum europeu enquanto outra solução não fosse encontrada, mas May diz ser inaceitável a implantação de uma checagem de bens entre a ilha da Grã-Bretanha e Belfast.

Notícias relacionadas