Mundo

Venezuela pede aos EUA extradição de ex-secretário de Chávez

O procurador geral da Venezuela, Tarek Saab, afirmou ter pedido a captura de Andrade à Interpol

[Venezuela pede aos EUA extradição de ex-secretário de Chávez]
Foto : Reprodução/CNN

Por Marina Hortélio no dia 23 de Novembro de 2018 ⋅ 11:20

A Venezuela pediu aos Estados Unidos a extradição do ex-secretário do Tesouro no governo de Hugo Chávez (1954-2013), Alejandro Andrade. Ele é processado nos EUA e admitiu ter recebido US$ 1 bilhão (R$ 3.8 bilhões) em propina para facilitar a compra ilegal de dólares.

O procurador geral da Venezuela, Tarek Saab, afirmou ter pedido a captura de Andrade à Interpol. “Este cidadão vive nos EUA, desfrutando uma doce vida de uma maneira brutal, grotesca e repugnante”, disse.

O governo venezuelano passou a vender, em 2003, com forte subsídio. No mercado clandestino, a moeda americana tem valor até 30 vezes maior. Com a ação, as pessoas com acesso privilegiado conseguem comprar dólares a preço baixo e revendê-los com grande lucro.

Em 2017, o Andrade concordou em assumir a culpa por ter violado a lei dos EUA contra corrupção no exterior e, neste mês, fez um acordo para entregar suas propriedades. Uma das pessoas que pagaram propina a Andrade é Raúl Gorrín, dono do canal de TV Globovisión, que também foi processado.

Notícias relacionadas

['Uma piada', diz Trump sobre relatório de impeachment]
Mundo

'Uma piada', diz Trump sobre relatório de impeachment

Por Kamille Martinho no dia 04 de Dezembro de 2019 ⋅ 22:00 em Mundo

A investigação para abrir um processo de impeachment contra Trump entrou hoje (4) em uma nova fase com a aprovação do relatório que servirá como base para uma eventual ac...