
Internacional
Venezuela pede aos EUA extradição de ex-secretário de Chávez
O procurador geral da Venezuela, Tarek Saab, afirmou ter pedido a captura de Andrade à Interpol

Foto: Reprodução/CNN
A Venezuela pediu aos Estados Unidos a extradição do ex-secretário do Tesouro no governo de Hugo Chávez (1954-2013), Alejandro Andrade. Ele é processado nos EUA e admitiu ter recebido US$ 1 bilhão (R$ 3.8 bilhões) em propina para facilitar a compra ilegal de dólares.
O procurador geral da Venezuela, Tarek Saab, afirmou ter pedido a captura de Andrade à Interpol. “Este cidadão vive nos EUA, desfrutando uma doce vida de uma maneira brutal, grotesca e repugnante”, disse.
O governo venezuelano passou a vender, em 2003, com forte subsídio. No mercado clandestino, a moeda americana tem valor até 30 vezes maior. Com a ação, as pessoas com acesso privilegiado conseguem comprar dólares a preço baixo e revendê-los com grande lucro.
Em 2017, o Andrade concordou em assumir a culpa por ter violado a lei dos EUA contra corrupção no exterior e, neste mês, fez um acordo para entregar suas propriedades. Uma das pessoas que pagaram propina a Andrade é Raúl Gorrín, dono do canal de TV Globovisión, que também foi processado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.