Mundo

Tumba com 35 múmias é encontrada no Egito

Descoberta faz parte de necrópole com mais 300 outros jazigos

[Tumba com 35 múmias é encontrada no Egito]
Foto : AFP / Ministério de Antiguidades Egípcias

Por Catarina Lopes no dia 23 de Abril de 2019 ⋅ 22:00

Uma tumba com 35 múmias foi encontrada por arqueólogos em Assuan, no Egito. Sarcófagos, ânforas, vasos e materiais para máscaras funerárias também estavam conservadas no local. As escavações foram lideradas por uma missão ítalo-egípcia da Universidade dos Estudos de Milão e do Ministério da Antiguidade do Egito.

A cripta apresenta uma sala principal, com 30 múmias bem conservadas, e uma sala lateral, onde quatro outras múmias foram achadas, acompanhadas de vasos com restos de comida, essenciais para a "viagem" dos mortos tradicional egípcia. A última múmia une os corpos de uma mãe e seu filho, cobertos por um tipo de máscara funerária de papiro.

Segundo Patrizia Piacentini, professora de Culturas do Oriente Próximo Antigo, do Oriente Médio e da África na Universidade de Milão, a tumba faz parte de uma necrópole com mais de 300 outros jazigos, que são desconhecidos e exigirão muitos anos de estudo. "Provavelmente era a tumba de uma família de classe média-alta, usada do século 4 a.C. à 4 d.C.", afirma.

Notícias relacionadas