Mundo

Coletes Amarelos protestam mesmo após medidas em resposta à crise social na França

Manifestantes vão às ruas pelo 24º sábado consecutivo de protestos

[Coletes Amarelos protestam mesmo após medidas em resposta à crise social na França]
Foto : Reprodução/Pixabay

Por Kamille Martinho no dia 28 de Abril de 2019 ⋅ 12:30

Os "coletes amarelos" mobilizaram-se pela 24ª vez ontem (27) em diversas cidades da França, mesmo com o recente anúncio do presidente Emmanuel Macron de medidas em resposta à crise social no país.

Cerca de 2 mil "coletes amarelos" desfilaram em Estrasburgo, cidade-sede do Parlamento Europeu, cujas eleições estão marcadas para dentro de um mês. A manifestação, inicialmente calma, cresceu em tensão quando as forças de segurança impediram a massa de seguir em direção às instituições europeias e responderam com gás lacrimogêneo ao lançamento de pedras e garrafas.

As forças de segurança voltaram a repelir manifestantes quando alguns incendiaram caixotes do lixo, não muito longe das instalações do Conselho da Europa, tentando construir barricadas.

Em resposta à série de manifestações, o presidente francês apresentara um conjunto de medidas visando aumentar o poder aquisitivo das classes média e baixa, com corte de impostos, redução dos gastos públicos e reforma da previdência social, além de indexação das pequenas correções da inflação e garantia de que até 2022 não haverá fechamento de escolas ou hospitais sem acordo das autoridades locais.

Notícias relacionadas