Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Internacional

Trump diz que não vai deixar China se tornar maior economia do mundo

Segundo o presidente norte-americano, muitas empresas estão se mudando para outros países asiáticos devido às tarifas impostas pelos Estados Unidos

Trump diz que não vai deixar China se tornar maior economia do mundo

Foto: Gage Skidmore

Por: Juliana Rodrigues no dia 20 de maio de 2019 às 09:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, embora a China pretenda se tornar a maior economia do mundo, isso não acontecerá enquanto ele estiver no poder. A declaração foi dada em entrevista transmitida ontem (19) pela rede televisiva Fox News.

"Acredito que essa seja a intenção deles. Eles são ótimas pessoas, têm uma cultura incrível. Eu gosto muito do presidente Xi [Jinping], mas ele está do lado da China e eu estou do nosso lado", disse.

Trump ainda acusou seus antecessores de deixarem que a China chegasse ao ponto no qual está hoje e afirmou que o país "não está tão bem" economicamente quanto os Estados Unidos.

O presidente norte-americano disse, ainda, que muitas empresas estão saindo da China e se mudando para outros países asiáticos, como o Vietnã, devido às tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Em 10 de maio, os Estados Unidos impuseram uma elevação nas tarifas de 10% a 25% sobre os US$ 200 bilhões em produtos importados chineses. A taxação atinge 5 mil categorias de produtos do país asiático.