Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Internacional

Primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May anuncia renúncia ao cargo

Mandatária abandona o posto depois do fracasso na gestão do processo de retirada do Reino Unido da União Europeia, o plano do Brexit

Primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May anuncia renúncia ao cargo

Foto: Neil Hall/ EPA

Por: Juliana Almirante no dia 24 de maio de 2019 às 07:00

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou hoje (24) que vai deixar o cargo. 

A saída oficial será no dia 7 de junho. A mandatária abandona o posto depois do fracasso na gestão do processo de retirada do Reino Unido da União Europeia, o plano do Brexit.

Ela sofria uma pressão forte, inclusive dentro do seu próprio partido, o Conservador, após três derrotas no Parlamento britânico.

No discurso de despedida, May não escondeu a frustração por ter falhado na principal missão da sua liderança.

“Fiz tudo o que foi possível para convencer os deputados para apoiar o acordo com a UE. Infelizmente, não consegui”, declarou May. “Tentei três vezes. Acredito que foi correcto perseverar, mesmo quando as probabilidades de insucesso pareciam elevadas. Mas tornou-se, agora, claro que é do interesse superior do país que um novo primeiro-ministro lidere estes esforços”, completou.

No final do discurso, May se emocionou. “Foi a grande honra da minha vida ter sido a segunda primeira-ministra, mas certamente não a última”, disse, terminando o pronunciamento com a voz embargada pelas lágrimas.