Mundo

EUA apresentam 17 novas acusações contra Assange

Julian Assange já cumpre sentença de 50 semanas de prisão em Londres

[EUA apresentam 17 novas acusações contra Assange]
Foto : Chancellory of Ecuador/Flickr

Por Catarina Lopes no dia 24 de Maio de 2019 ⋅ 18:40

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA), apresentou hoje (24) 17 novas acusações contra o fundador da WikiLeaks, Julian Assange. Ele já cumpre uma sentença de 50 semanas de prisão, em Londres, por ter violado as condições de sua liberdade condicional ao ter se refugiado na embaixada do Equador em 2012.

Assange é acusado de violar a Lei de Espionagem americana, de colocar os EUA em risco ao publicar milhares de documentos sigilosos e a conspirar e ajudar a ex-analista de inteligência militar Chelsea Manning a conseguir acesso a material confidencial em 2010.

Assim, é rejeitada a alegação de que ele teria apenas publicado material recebido por Manning, já que esta conduta é protegida pela Primeira Emenda da Constituição americana como liberdade de imprensa. Após sua sentença em Londres, Assange deve sofrer um processo de extradição para os EUA.

Notícias relacionadas

[Morre fundador do Banco Real, Aloysio Faria aos 99 anos]
Mundo

Morre fundador do Banco Real, Aloysio Faria aos 99 anos

Por João Brandão no dia 15 de Setembro de 2020 ⋅ 17:00 em Mundo

Aloysio Faria também liderava o Conglomerado Alfa, que conta com empresas como a C&C Casa e Construção, a Rede Transamérica de Hotéis, a Águas Prata, Sorvetes La Basque,...