Mundo

Em encontro com Macron, Bolsonaro sinaliza que Brasil vai continuar no Acordo do Clima de Paris

Posição do mandatário brasileiro reforça o compromisso firmado pelos Brics ontem (28) mais cedo

[Em encontro com Macron, Bolsonaro sinaliza que Brasil vai continuar no Acordo do Clima de Paris]
Foto : TV Globo

Por Juliana Almirante no dia 28 de Junho de 2019 ⋅ 06:55

O presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, se encontraram durante 20 minutos durante o G20, em Osaka, no Japão.

Na conversa, Bolsonaro sinalizou a Macron que o Brasil vai continuar no Acordo do Clima de Paris e declarou esperar o apoio da França para o acordo de livre comércio da União Europeia com o Mercosul. A posição do mandatário brasileiro reforça o compromisso firmado pelos Brics ontem (28) mais cedo.

"Continuamos comprometidos com a plena implementação do Acordo de Paris, adotado sob os princípios da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a mudança climática (UNFCCC), inclusive os princípios das responsabilidades comuns porém diferenciadas e respectivas capacidades , à luz de diferentes circunstâncias nacionais", afirma o texto.

No encontro, eles ainda discutiram temas como União Europeia e Mercosul, meio ambiente, relações na fronteira Brasil-Guiana Francesa e aproximação na área de defesa. Bolsonaro também convidou o presidente francês para visitar a Amazônia.

Na quinta-feira (27), Macron havia dito que não assinaria nenhum acordo comercial com o Brasil, se o presidente Jair Bolsonaro se retirasse do acordo climático de Paris, ameaçando colocar um entrave nos trabalhos das negociações comerciais UE-Mercosul.

O encontro entre Bolsonaro e Macron havia sido cancelado por falta de tempo, de acordo com a assessoria do Itamaraty, mas foi arranjado um espaço no intervalo da plenária.

Notícias relacionadas