Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Internacional

Peru: Líder oposicionista Keiko Fujimori deixa a prisão

Filha de Alberto Fujimori cumpria prisão preventiva desde novembro do ano passado

Peru: Líder oposicionista Keiko Fujimori deixa a prisão

Foto: Reprodução/Twitter

Por: Metro1 no dia 30 de novembro de 2019 às 18:30

A líder opositora peruana Keiko Fujimori deixou a prisão ontem (30) em Lima, quatro dias após o Tribunal Constitucional decidir por sua liberdade. Ela estava detida em prisão preventiva desde novembro de 2018, acusada de chefiar uma suposta organização criminosa que teria lavado dinheiro para financiar suas campanhas eleitorais em um caso ligado à Odebrecht. Na segunda-feira (25), foi aceito um recurso de habeas corpus que anula a ordem de prisão da filha do ex-ditador Alberto Fujimori e líder do partido de direita Força Popular.

“Tive a oportunidade de refletir e me dar conta de que há coisas que podia ter feito melhor”, declarou ela, em meio a gritos de “Keiko presidente”. Fujimori afirmou que sua prisão “foi o evento mais doloroso” de sua vida. Pouco antes de sua saída, o Ministério Público pediu que a decisão que a deixou em liberdade fosse anulada. Keiko ainda é investigada pelas autoridades, mesmo em liberdade.

Sua sentença preventiva decretava que Keiko ficasse presa por 36 meses enquanto o processo contra ela e dez colaboradores da Força Popular avançava nos tribunais. Os onze são suspeitos de terem recebido, entre outras contribuições ilegais, US$ 1,2 milhão da empreiteira Odebrecht. O tempo de preventiva de Fujimori já havia sido reduzido para 18 meses em setembro.