Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Internacional

Trump ameaça Itália e França por causa de 'taxa digital'

França criou um imposto contra multinacionais de tecnologia; Itália e outros países europeus estudam implantar taxa semelhante

Trump ameaça Itália e França por causa de 'taxa digital'

Foto: Isac Nóbrega/PR

Por: Catarina Lopes no dia 03 de dezembro de 2019 às 18:40

O governo americano ameaçou taxar em até 100% importações de produtos franceses como represália à criação de um imposto contra multinacionais de tecnologia, que atinge especialmente empresas americanas como Google, Facebook e Amazon. A Casa Branca também alertou países como Itália, Áustria e Turquia, que estudam implantar taxas semelhantes.

O representante americano para Comércio, Robert Lighthizer, declarou que esses impostos são uma forma de discriminação contra empresas do setor digital, e uma eventual retaliação americana atingiria US$ 2,4 bilhões em importações francesas como queijos, maquiagens, espumantes e iogurtes.

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, classificou a ameaça como "inaceitável" e alertou que a União Europeia reagiria "com força". "Isso não é do interesse de ninguém, nem do comércio, nem do crescimento, nem da estabilidade política", declarou.