Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Internacional

Com foco em Brexit e sistema de saúde, Reino Unido vai às urnas

Discurso do Partido Trabalhista foca em melhorar condições sociais do país; Partido Conservador foca em completar o Brexit

Com foco em Brexit e sistema de saúde, Reino Unido vai às urnas

Foto: Reprodução/Twitter

Por: Catarina Lopes no dia 12 de dezembro de 2019 às 16:01

Eleitores do Reino Unido votam hoje (12) nas 650 cadeiras da Câmara dos Comuns. O Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn, tem o discurso focado em melhorar as condições gerais de vida no país, como o sistema de saúde National Health Service, por meio de maior taxação dos bilionários e milionários. Já o Partido Conservador, liderado por Boris Johnson, foca em completar o Brexit com o acordo já negociado com a União Europeia.

Se os conservadores conseguirem maioria na Câmara, o parlamento conseguirá aprovar os termos do acordo de saída negociado por Boris com a União Europeia, possibilitando o Brexit já no próximo mês. Caso o Partido Trabalhista retome o poder, eles prometem negociar melhores condições para o Brexit e realizar um referendo sobre a saída com base nos novos termos.

Os conservadores começaram com uma grande vantagem nas intenções de voto, mas os trabalhistas conseguiram diminuir esta margem. Pesquisas de opinião recentes mostram os trabalhistas com 34% dos votos, e os conservadores com 43%.