Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Internacional

Fernández aumenta impostos sobre exportações agrícolas da Argentina

Medida é considerada "urgente" para enfrentar a "grave situação" das finanças públicas do país

Fernández aumenta impostos sobre exportações agrícolas da Argentina

Foto: Casa Rosada

Por: Juliana Rodrigues no dia 14 de dezembro de 2019 às 19:00

O novo governo da Argentina, comandado por Alberto Fernández, decidiu hoje (14) aumentar os impostos sobre as exportações agrícolas. A medida é considerada "urgente" para enfrentar a "grave situação" das finanças públicas do país, que é um dos maiores produtores e exportadores agrícolas do mundo.

Além do aumento na taxação, outra medida econômica foi anunciada hoje: o aumento no custo para a demissão de trabalhadores. Por 180 dias, quem for demitido sem justa causa terá que receber o dobro da indenização trabalhista.

Até a decisão de hoje, as exportações agrícolas eram tributadas a uma taxa de 4 pesos por dólar exportado. Mas o governo argentino alegou que, desde que esse esquema foi implementado, "houve uma deterioração do valor dos pesos em relação ao dólar". Agora, uma tarifa de 9% será aplicada sobre produtos como milho, trigo e carnes. 

Para a soja, o principal produto de exportação da Argentina, o aumento é significativo. Antes, os exportadores do grão pagavam 18%. Com a mudança, a taxa vai para 27%.

A Argentina é o principal fornecedor de trigo e farinha do Brasil. Caso a nova tributação seja repassada, a decisão pode deixar o produto mais caro para a indústria.