Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Internacional

EUA ameaçam deportar estudantes que tiverem apenas aulas online

Com a pandemia, os EUA vêm restringindo a emissão de vistos e a permissão de entrada de estrangeiros; no fim de maio, o Brasil entrou na lista desta restrição

EUA ameaçam deportar estudantes que tiverem apenas aulas online

Foto: Flickr/ Foxcroft Academy

Por: Luciana Freire no dia 07 de julho de 2020 às 12:00

O governo dos Estados Unidos determinou ontem (6) que estudantes estrangeiros matriculados em instituições com aulas 100% on-line deixem o país ou se mudem para escolas ou universidades com ensino presencial.

A orientação se aplica aos titulares de vistos F–1 e M–1 partir da retomada do ano letivo, geralmente em setembro. Caso esses estrangeiros não se adequem à determinação, as autoridades imigratórias dos EUA podem aplicar sanções que incluem a remoção ao país de origem, declarou a Agência de Imigração e Alfândega (ICE).

"Caso estudantes se vejam nessa situação, eles devem deixar o país ou tomar medidas alternativas para manter o status de não imigrante, como uma carga horária reduzida ou apresentar atestado médico apropriado", diz o comunicado.

Devido a pandemia, os EUA vêm restringindo a emissão de vistos e a permissão de entrada de estrangeiros. No fim de maio, o Brasil entrou na lista desta restrição.