Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Ex-estrategista de Trump, Steve Bannon é preso por fraudes nos EUA

Internacional

Ex-estrategista de Trump, Steve Bannon é preso por fraudes nos EUA

Antigo guru político do presidente americano foi acusado de fraudar campanha "We Build The Wall"

Ex-estrategista de Trump, Steve Bannon é preso por fraudes nos EUA

Foto: Reprodução/NBC

Por: Matheus Simoni no dia 20 de agosto de 2020 às 11:00

O ex-assessor do presidente norte-americano, Donald Trump, Steve Bannon foi preso na manhã de hoje (20) após ser formalmente indiciado por uma suposta fraude cometida contra doadores da campanha para construir muros em fronteiras nos Estados Unidos. A acusação contra o guru da direita americana foi protocolada por procuradores federais de Nova York. Bannon e outros três acusados teriam fraudado a campanha e desviado "centenas de milhares de dólares da campanha 'We Build The Wall', a qual eles usaram de maneira inconsistente com representantes da organização pública", aponta o órgão federal.

Além dele, foram acusados Brian Kolfage, Andrew Badolato e Timothy Shea. A campanha teve início em 2018 com objetivo de arrecadar fundos para a construção de muros ao redor dos Estados Unidos e enfrentou uma dura oposição no congresso americano. Ao todo, foram arrecadados cerca de US$ 350 mil (cerca de R$ 1.980 mil), valor usado pessoalmente pelos acusados, o que evidenciou a fraude.

Trump e Bannon romperam a parceria que o levou à Casa Branca logo após os primeiros anos do mandato americano. O estrategista também tem uma aproximação considerável com os filhos do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).  Em outubro do ano passado, Bannon considerou a eleição do presidente brasileiro como um "marco global" ao garantir uma derrota da esquerda na América Latina.