Mundo

ONG alerta sobre petroleiro inclinado a mil quilômetros da costa brasileira

Embarcação FSO Nabarima contém mais de um milhão de barris de petróleo e corre risco de naufragar causando grandes danos ambientais na região

[ONG alerta sobre petroleiro inclinado a mil quilômetros da costa brasileira]
Foto : ONG Fishermen and Friends of the Sea

Por Luciana Freire no dia 25 de Outubro de 2020 ⋅ 10:00

 

A ONG Fishermen and Friends of the Sea publicou um vídeo em que mostra um petroleiro inclinado no Golfo de Paria, na Venezuela, a 1.300 km da costa brasileira. A embarcação FSO Nabarima contém mais de um milhão de barris de petróleo e corre risco de naufragar causando grandes danos ambientais na região, segundo a organização.

“Se algo der errado, se tivermos um tempo ruim, várias circunstâncias podem fazer com que o navio vire”, afirma Gary Aboud, secretário corporativo da ONG, no vídeo.

A embarcação é operada por uma joint-venture, que significa um empreendimento conjunto, entre a estatal venezuelana de petróleo PDVSA e a italiana Eni.

A Marinha do Brasil se manifestou sobre o caso, em nota publicada no dia 17 de outubro, informando que o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela MB, Ibama e Agência Nacional do Petróleo, “acompanha tecnicamente a situação do Navio Cisterna FSO Nabarima, de bandeira venezuelana, que se encontra avariado no litoral daquele país, no Golfo de Paria, com carga de óleo cru”.

Notícias relacionadas