Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

'Todo voto conta', diz Biden; campanha reage após Trump declarar vitória

Internacional

'Todo voto conta', diz Biden; campanha reage após Trump declarar vitória

Candidato democrata comenta votação antecipada e expectativa por contagem de votos enviados pelo correio

'Todo voto conta', diz Biden; campanha reage após Trump declarar vitória

Foto: Adam Schultz / Biden for President

Por: Matheus Simoni no dia 04 de novembro de 2020 às 07:15


O candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou a corrida eleitoral e os indícios de atraso por conta da grande demanda de votos enviados pelos correios. "Mantenham a fé, nós vamos vencer", disse Biden em Wilmington, cidade onde mora, no estado americano de Delaware.

"Nós sabíamos que a votação antecipada sem precedentes faria [a apuração] levar um tempo. Eles sabem que todo voto conta, toda cédula conta, estamos nos sentindo bem sobre onde estamos", afirmou.

O sistema eleitoral americano permite que os eleitores enviem seus votos por correspondência. A metodologia teve grande participação esse ano, o que pode atrasar a divulgação do resultado final do pleito.

Mesmo com a demora, Donald Trump, candidato à reeleição, se antecipou e declarou ter vencido as eleições, o que irritou a campanha de Joe Biden. Para os aliados do democrata, as palavras do atual presidente são "ultrajantes e sem precedentes". "A declaração desta noite do presidente sobre tentar deter a contagem dos votos devidamente emitidos é ultrajante, sem precedentes e é incorreta", declarou em um comunicado a diretora de campanha de Biden, Jen O'Malley Dillon. Ela advertiu que a equipe legal do candidato está "pronta para agir" se Trump tentar interromper a apuração dos votos.