Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 16 de março de 2024

Brasil

SSP lança sistema para facilitar bloqueio de celulares roubados e posterior devolução

Cidadão pode cadastrar o IMEI do celular em um site e solicitar o bloqueio em caso de roubo

SSP lança sistema para facilitar bloqueio de celulares roubados e posterior devolução

Foto: Alberto Maraux / SSP

Por: Metro1 no dia 11 de maio de 2021 às 15:03

A Secretaria de Segurança Pública lançou nesta terça-feira (11) um sistema no qual as pessoas podem cadastrar o IMEI do celular (número que identifica o aparelho) e, caso o telefone seja roubado, realizar o bloqueio. O objetivo é dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados e facilitar a devolução, caso o objeto seja recuperado.

O cadastro do IMEI já pode ser feito no site: alertacelular.ssp.ba.gov.br. Dessa forma, o proprietário vincula o equipamento ao seus dados. O IMEI consta na nota fiscal, na embalagem original do bem e pode ser consultado discando *#06# do próprio aparelho. Com o cadastro realizado, caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta.

Após esse passo, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Digital (nos casos de crimes sem violência física) ou em qualquer unidade da Polícia Civil e aguardar. O proprietário tem 48 horas para, após acionar o sistema de alerta no site, registrar o Boletim de Ocorrência (BO). Caso não conclua esse processo, o alerta é cancelado.

O Alerta Celular permite que, nas abordagens, policiais consigam consultar o banco de dados e verificar se o item apreendido ou em análise está cadastrado na página como fruto de roubo ou furto. Confirmado de que se trata de um equipamento de origem ilícita, ele é apreendido, encaminhado à Delegacia e, com base nos dados cadastrados no site, o dono é acionado através do e-mail cadastrado e o aparelho é devolvido.

Para o secretário de segurança pública, Ricardo Mandarino, a iniciativa vai influenciar na redução de roubos em ônibus, pois os celulares dos passageiros são os principais alvos dessas ações. Em média, quatro ônibus são roubados por dia em Salvador.

A novidade também vai permitir a criação de estatísticas sobre furto e roubo de aparelhos, bem como de índices de recuperação dos equipamentos.