
Brasil
Vídeo: Moradores acusam PMs de executar entregador na Santa Cruz
Entregador tentou se abrigar em um mercadinho, mas foi pego pelos PMs e chegou morto no HGE

Foto: Reprodução Redes Sociais
Moradores do bairro da Santa Cruz, no complexo do Nordeste de Amaralina, realizaram um protesto na tarde desta quinta-feira (4) na Rua Amazonas, na Pituba, em frente à Corregedoria da Polícia Militar. A manifestação foi motivada pela morte de um entregador de comida, morto a tiros na manhã desta quarta (4) durante uma ação da PM na Santa Cruz.
Moradores contam que ocorreu um tiroteio na Rua Nova República e o rapaz identificado como Marcos Ítalo foi baleado no abdômen e correu para se proteger dentro de um mercadinho na Rua do Futuro, mas policiais militares o retiraram de lá, como mostra o vídeo ao final da matéria. No mesmo vídeo, um morador tenta filmar a ação do lado de fora do mercado e afirma que os policiais estavam pegando ÍTalo para matá-lo.
“Depois que os policiais pegaram ele (Marcos Ítalo) no mercadinho, levaram para o matagal do Parque da Cidade e executaram”, conta uma moradora em anonimato. Ela diz que o protesto realizado na frente da Corregedoria da PM foi porque o rapaz era trabalhador e por um pedido de paz no bairro. “O sentimento é de revolta. Era um menino trabalhador. Se fosse uma pessoa errada ninguém estava colocando a cara para protestar. A gente só quer paz. Eles (policiais) já entram atirando. Poderia ser um irmão meu”, completa a moradora.
Ela relata que Ítalo trabalhava há um mês entregando quentinhas para um pequeno restaurante do bairro. “A mãe dele ainda está pagando a moto. Ele tinha um sonho com a patroa dele de crescer a empresa. À noite ele também fazia bicos como motoboy em para pizzarias”, relata.
Por meio de nota, a PM informou que por volta das 11h20 desta quinta-feira (4), PMs do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 40ª CIPM (Nordeste de Amaralina) realizavam rondas na Rua do Futuro, na Santa Cruz, quando se depararam com vários indivíduos que atiraram contra a guarnição, a qual revidou. “Os suspeitos fugiram em várias direções e um deles, atingido no tórax e com um revólver calibre 38, tentou se esconder em um mercadinho, mas foi alcançado e socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde não resistiu”, diz trecho da nota.
Ainda conforme a PM, a ocorrência foi registrada na Corregedoria da Polícia Militar, que irá instaurar um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o fato.
Apesar das informações da PM, o vídeo mostra os policiais levando Ítalo andando, sem nenhuma marca de tiro no tórax.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.