Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Morte de adolescente em Caraíva gera revolta após novo caso de violência em distrito

Brasil

Morte de adolescente em Caraíva gera revolta após novo caso de violência em distrito

Vítima tinha sinais de violência no corpo e desapareceu após blecaute na vila

Morte de adolescente em Caraíva gera revolta após novo caso de violência em distrito

Foto: Reprodução

Por: Tailane Muniz no dia 15 de dezembro de 2021 às 13:17

O assassinato da adolescente Nayra Gatti, 14 anos, aciona a sensação de insegurança às mulheres do vilarejo de Caraíva, distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia. A garota foi encontrada morta às margens de um rio, na última sexta-feira (10), 24 horas após desaparecer durante um blecaute. No corpo, vestido por peças mal abotoadas, havia sinais de estrangulamento, além de ferimentos nas pernas e pescoço.

Nayra estava na companhia do pai, na noite de quinta-feira (9), quando avisou que voltaria para casa, na Aldeia Xandó — uma caminhada de aproximadamente dez minutos. Não retornou. Em contato com o Metro1, a astróloga Maria Ribeiro, 29 anos, conta que os moradores só souberam do sumiço na sexta-feira, quando o pai, o espanhol Sebastian Gatti, pediu ajuda para procurar a menina. Maria conhecia Nayra de vista e atribui à garota um comportamento tímido, "silencioso", diz.

A astróloga diz ainda que o caso traz à memória das mulheres da vila a sua própria história. Maria foi estuprada na mesma vila, em janeiro de 2020. "Até o meu caso, nunca tinha acontecido nada tão violento. Depois disso, houve o estupro coletivo de uma turista espanhola, em agosto [de 2021] Agora, com essa morte, estamos sem chão. Há um misto de insegurança e medo". 

Maria esteve com o pai da vítima na terça-feira (14). Ela conta que o homem, solteiro, cria também uma outra filha, de 9 anos. "Eles são bem humildes, contam com a ajuda de moradores e  organizações locais". Embora não tenha visto o corpo, Maria diz que o comentário de quem esteve no local retem à ideia de que houve estupro. A informação não foi confirmada pelas autoridades. A brutalidade do crime, contudo, é fato consumado e, reforça Maria, há temor por todos os lados.

Por meio nota, a Polícia Civil informou que investiga o caso. Até o momento, 24 pessoas foram ouvidas. Além disso, o material genético de quatro homens foi coletado e os resultados são aguardados. Em função das "fortes chuvas que atingiram a região", diz o comunicado, há uma grande dificuldade de acesso ao distrito. Imagens de câmeras de segurança já estão com as equipes de investigação e podem ajudar a elucidar o crime.