Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Política

Bolsonaro mente e diz que não há vídeo em que chame Covid de 'gripezinha'; veja os vídeos

Presidente se referiu à Covid-19 pelo menos duas vezes com o termo, uma delas em pronunciamento oficial

Bolsonaro mente e diz que não há vídeo em que chame Covid de 'gripezinha'; veja os vídeos

Foto: Alan Santos/PR

Por: Matheus Simoni no dia 27 de novembro de 2020 às 07:34

O presidente Jair Bolsonaro mentiu ao dizer que não há vídeo ou áudio em que ele tenha chamado de "gripezinha" a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A declaração foi dada ontem (26), durante uma live nas redes sociais. O presidente estava acompanhado do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do secretário de Alfabetização do Ministério da Educação, Carlos Nadalim.

"Falei lá atrás que, no meu caso, pelo meu passado de atleta — eu não generalizei — se pegasse o Covid, não sentiria quase nada. Foi o que eu falei. Então, o pessoal da mídia, a grande mídia, falando que eu chamei de 'gripezinha' a questão do Covid. Não existe um vídeo ou um áudio meu falando dessa forma. E eu falei pelo meu estado atlético, minha vida pregressa, tá? Que eu sempre cuidei do meu corpo. Sempre gostei de praticar esporte", declarou Bolsonaro. 

Diferentemente do que o presidente afirma agora, porém, ele comparou, sim, os sintomas da Covid-19 a uma gripe em mais de uma ocasião. Em março, o presidente citou a "gripezinha", pelo menos duas vezes, ambas gravadas em vídeos oficiais do governo federal e transmitidas ao vivo. Bolsonaro tentava evitar a paralisação de atividades econômicas e minimizava os efeitos do novo coronavírus. Só em uma delas Bolsonaro refere-se às práticas desportivas que fazia no Exército. Ele se formou em Educação Física na Força Terrestre.

Confira: