Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Política

PP retira candidatura à AL-BA e Adolfo Menezes deve ser candidato único

Decisão foi oficializada pela legenda em nota divulgada à imprensa

PP retira candidatura à AL-BA e Adolfo Menezes deve ser candidato único

Foto: Agência AL-BA

Por: Metro1 no dia 14 de janeiro de 2021 às 10:18

O Partido Progressista oficializou a retirada da candidatura do deputado estadual Niltinho na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em nota encaminhada à imprensa, na manhã de hoje, o partido cita o concorrente Adolfo Menezes, do PSD, agradece e destaca a postura do governador Rui Costa (PT) no processo.

A nota ainda inclui os nomes dos candidatos vinculados ao grupo do presidente Nelson Leal (PP), que tentou até o último minuto a sua reeleição, mas não conseguiu, já que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) barrou a reeleição nas casas legislativas.

“A necessidade de preservar o equilíbrio dentro da base foi o maior estímulo para o nosso desejo de continuar à frente da AL-BA”, diz o texto. A eleição ocorre dia 1º de fevereiro de 2021.

Confira a íntegra da nota:

O Progressistas da Bahia, através da sua Executiva, sob a Presidência do vice-governador João Leão, e as suas bancadas estadual e federal, reiteram o compromisso com a democracia e a observância da independência e harmonia dos poderes constituídos.

A eleição para a sucessão da mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia colocou em posições opostas duas propostas que foram debatidas e defendidas por diferentes partidos e os seus respectivos deputados.

O PP sempre considerou politicamente justa a repactuação do acordo liderado pelo governador Rui Costa e deputados da base.

A necessidade de preservar o equilíbrio dentro da base foi o maior estímulo para o nosso desejo de continuar à frente da Alba.

Ao longo das últimas semanas as conversas se intensificaram com todas as lideranças com responsabilidade política ou assento na Casa na construção de uma candidatura identificada com os anseios do Parlamento.

De início foi colocada a possibilidade de reeleição do deputado estadual Nelson Leal e num segundo momento a candidatura do deputado Niltinho, jovem e com um excelente relacionamento com os seus pares.

Ocorreu também o diálogo com os candidatos Vitor Bonfim (PL),  Samuel  Júnior (PDT) e  Fabrício Falcão (PC do B), sempre lembrados como uma possibilidade de consenso.

O Progressistas destaca também o esforço do governador Rui Costa (PT) em buscar uma solução capaz de evitar uma disputa entre partidos aliados. Em atenção ao governador e ao nosso compromisso de preservar a aliança que vem governando a Bahia de forma exitosa, o partido decidiu acompanhar a posição do governador e apoiar a chapa presidida pelo deputado Adolfo Menezes (PSD).

O Progressistas ressalta também os agradecimentos aos partidos e deputados que caminharam conosco. E em especial, aplausos ao presidente Nelson Leal, cujo mandato, em meio à pandemia, garantiu uma gestão ética e comprometida com as aspirações da sociedade.

O partido deseja que a próxima direção da Alba dê continuidade aos avanços conquistados e defenda a autonomia do Poder Legislativo.

O Progressistas da Bahia continua na luta pelos nossos valores e por uma política em prol da melhoria da qualidade de vida dos baianos.