Política
Política
Dilma Rousseff tem menor apoio na Câmara dos Deputados na era petista
Segundo uma pesquisa do jornal O Estado de S. Paulo, 2015 foi o ano que registrou o menor nível de governismo dos deputados federais na era dos governos petistas. [Leia mais,,,]
Foto: Agência Brasil
Segundo uma pesquisa do jornal O Estado de S. Paulo, 2015 foi o ano que registrou o menor nível de governismo dos deputados federais na era dos governos petistas. A publicação diz que o apoio ao governo no Congresso, revela que a taxa média de governismo deste ano foi de 67% - a menor desde 2003, consolidando uma queda do apoio ao Executivo no Legislativo.
A reportagem do Estado de S. Paulo afirma que o processo de deterioração da base de apoio do governo na Câmara dos Deputados teve inicio logo no começo do mandato anterior de Dilma Rousseff, mas cresceu a partir de 2014. No fim do ano passado, a taxa de governismo havia caído 10 pontos porcentuais em relação a 2013, atingindo o então recorde de 69%.
Contudo, a adesão do governo entre os deputados registrou nova queda em 2015. Na série histórica iniciada no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006), o índice de governismo alcançou seu maior patamar em 2004, com 91%.
A taxa de adesão ao governo é calculada verificando quantos deputados em cada votação acompanharam a orientação governista naquela ocasião.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.