
Política
Baiano e Bumlai devem participar juntos de acareação da PF em janeiro
O lobista Fernando Baiano e o pecuarista José Carlos Bumlai devem participar de uma acareação na Polícia Federal e ficar, pela primeira vez, frente a frente. [Leia mais...]

Foto: Reprodução/ UOL
O lobista Fernando Baiano e o pecuarista José Carlos Bumlai devem participar de uma acareação na Polícia Federal e ficar, pela primeira vez, frente a frente. Baiano afirmou que Bumlai age como intermediário do PT ligado ao Palácio do Planalto no esquema de corrupção da Petrobras.
Em delação premiada, Baiano afirmou que repassou R$ 2 milhões ao pecuarista; recursos estes que teriam sido usados para pagar uma dívida imobiliária de um apartamento de uma nora de Lula. Bumlai nega que tenha pago alguma dívida de familiares do ex-presidente. Lula também negou qualquer tipo de envolvimento e de seus familiares em transações financeiras com os investigados da Lava Jato.
Os investigadores também pretendem esclarecer o papel do ex-ministro Antonio Palocci numa transação de propina para a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2010. Em depoimento, Bumlai negou ter promovido uma aproximação entre Palocci e Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras. Baiano diz que foi Bumlai quem fez a ponte entre os dois. Ambos serão ouvidos no inquérito que investiga o suposto pagamento de R$ 2 milhões a Palocci para abastecer a campanha presidencial de 2010.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.