Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Política

Pacheco pede investigação de gesto feito por assessor do Planalto durante sessão

Gesto é conhecido nos Estados Unidos como um símbolo de ódio empregado por militantes de extrema-direita, supremacistas brancos

Pacheco pede investigação de gesto feito por assessor do Planalto durante sessão

Foto: Reprodução

Por: Adele Robichez no dia 25 de março de 2021 às 08:00

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) determinou ontem (24) a investigação de um gesto feito pelo assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Filipe Martins, durante uma sessão plenária.
 
Martins estava acompanhando o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, convidado para uma sessão de debates sobre os esforços para a aquisição de vacinas contra a Covid-19 para o Brasil.
 
No início da sessão, enquanto Pacheco fazia a abertura, o assessor fez um gesto com a mão direita, juntando os dedos indicador e polegar, com os outros três levantados. Em uma publicação do Twitter, ele afirmou que estava apenas ajeitando a lapela do terno.
 
O gesto é conhecido nos Estados Unidos como um símbolo de ódio empregado por militantes de extrema-direita, supremacistas brancos.
 
O líder da Rede, Randolfe Rodrigues (AP), ao ver a cena, pediu a expulsão de Filipe Martins do prédio do Senado. Pacheco, então, solicitou que a Polícia Legislativa identifique o fato apontado. De acordo com ele, caso seja confirmado o significado do ato, serão tomadas “providências energéticas” por parte da presidência do Senado.