Quinta-feira, 19 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

CPI da Covid dá maior poder de fogo ao Senado sobre Bolsonaro

Política

CPI da Covid dá maior poder de fogo ao Senado sobre Bolsonaro

Assessores do presidente ouvidos pela Folha consideram que a instalação da comissão tende a equilibrar a relação do Planalto com as Casas Legislativas

CPI da Covid dá maior poder de fogo ao Senado sobre Bolsonaro

Foto: Isac Nóbrega/PR

Por: Juliana Rodrigues no dia 10 de abril de 2021 às 14:00

A decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de mandar o Senado instalar uma CPI da Covid-19 faz com que o chefe da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tenha um poder de fogo sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que antes estava mais restrito ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Segundo reportagem da Folha, auxiliares de Bolsonaro avaliam que além de ser um novo capítulo da crise entre os Poderes, a medida do Judiciário permite ao Senado ter mais poder de barganha para pressionar o governo pela concessão de cargos e verbas.

Assessores no Palácio do Planalto lembram que não há nenhum ministro senador. Até o momento, deputados têm mais facilidade na liberação de emendas parlamentares, recursos públicos usados para irrigar bases eleitorais. Com a instalação da comissão parlamentar de inquérito, prevista para esta terça-feira (13), a relação tende a ficar mais equilibrada.