METROPOLE

Quarta-feira, 19 de maio de 2021

Política

Em 1ª conversa com ministro chinês, novo chanceler discute cooperação para insumos de vacina

Segundo o Itamaraty, os ministros "concordaram na urgência do combate à pandemia"

Em 1ª conversa com ministro chinês, novo chanceler discute cooperação para insumos de vacina

Foto: Marcos Corrêa / PR

Por: Juliana Rodrigues no dia 10 de abril de 2021 às 15:00

O novo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, conversou, na noite de ontem (9), com o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi. Foi a primeira conversa de França com o chefe da diplomacia da China, um dos principais fornecedores de insumos para vacinas contra a Covid-19 e país que teve papel fundamental no processo que culminou com a demissão do ex-chanceler brasileiro, Ernesto Araújo.

Segundo o Itamaraty, os ministros "concordaram na urgência do combate à pandemia e da cooperação em vacinas, IFAs [ingrediente farmacêutico ativo] e medicamentos". "Autoridades dos dois países estão em contato permanente para agilizar as remessas, essenciais para salvar vidas", afirma o ministério, em nota. 

Interlocutores ouvidos pela Folha relataram que França e Wang abordaram na conversa o pedido feito pelo governo brasileiro em março pelo envio de 30 milhões de doses da vacina fabricada pela empresa Sinopharm, até o final do ano. Segundo relatos, Wang disse que cooperaria com o pedido brasileiro de tentar viabilizar a venda.​

TV METRO

Entrevistas

Zé Cocá

Em 18 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Em 1ª conversa com ministro chinês, novo chanceler discute cooperação para insumos de vacina - Metro 1