Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

“Precisamos de uma nova constituição para o Brasil”, diz Modesto Carvalhosa

Política

“Precisamos de uma nova constituição para o Brasil”, diz Modesto Carvalhosa

Professor aposentado da USP lançou o livro sobre o tema

“Precisamos de uma nova constituição para o Brasil”, diz Modesto Carvalhosa

Foto: Reprodução Rádio Metrópole

Por: André Uzêda no dia 23 de abril de 2021 às 08:45

Com o recém-lançado livro “Uma Nova Constituição para o Brasil – Um país de privilégios para uma nação de oportunidades”, o professor de direito aposentado Modesto Carvalhosa deu entrevista a Mário Kertész nesta sexta-feira (23), na Rádio Metrópole.

Durante o programa Jornal da Bahia no Ar, Carvalhosa fez duras críticas à classe política brasileira. “Precisamos criar mecanismos que desestimulem a classe política profissional. Temos um grupo que está dominando o país faça chuva ou faça sol. São políticos profissionais que só votam coisas em favor deles”, diz.

Entre as medidas mais imediatas, analisa o ex-professor da Universidade de São Paulo (USP), está o fim da reeleição e a mudança no sistema eleitoral.

“Temos no Brasil uma partidocracia. Temos que ter o voto distrital puro. Acabar com a separação entre o povo brasileiro e seus representantes, que não representam nada”.

Carvalhosa defende um plebiscito que convoque uma nova constituição para superar o que acredita serem vícios da Constituição de 1988. 

“O Brasil produz milhares de párias todos os anos. Nossa produção industrial decaiu. Só produzimos miseráveis, pobres. Precisamos mudar essa estrutura e criar um novo país. O plebiscito é uma forma de mudar. Precisamos convocar uma nova Constituição para o Brasil, com distribuição e autonomia dos poderes e configurações no Supremo Tribunal Federal”, analisa.