Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 15 de março de 2024

Política

AGU entra com habeas corpus no Supremo para Pazuello ter direito a não responder aos senadores na CPI

Ex-ministro da Saúde deve depor na próxima quarta-feira na CPI da Pandemia

AGU entra com habeas corpus no Supremo para Pazuello ter direito a não responder aos senadores na CPI

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: METRO 1 no dia 13 de maio de 2021 às 20:35

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou hoje (13) no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de habeas corpus preventivo para o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que deve prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia na próxima quarta-feira (19), conforme informações da Agência Brasil.

Na petição, a AGU sustenta que Pazuello, que é general de Exército, deve ter garantido direito ao silêncio durante o depoimento e também o de responder somente a perguntas que digam respeito a fatos objetivos. Além disso, requer que o ex-ministro seja assistido por um advogado e que não possa sofrer ameaça de prisão e constrangimentos físicos e morais.

Segundo a Advocacia da União, a concessão do habeas corpus é necessária para evitar a repetição de constrangimentos ocorridos em outros depoimentos tomados na CPI.

“Portanto, a garantia constitucional ao silêncio se coloca como necessária justamente para impedir a aniquilação do direito de defesa nos processos e expedientes acima mencionados, bem como que não haja qualquer possibilidade de constrangimento físico ou moral por parte do impetrante/paciente no exercício de seus direitos”, diz o órgão.

O pedido deverá ser analisado pelo ministro Ricardo Lewandowski.