
Política
Omissão da origem do Ifa em postagem do Ministério da Saúde incomoda embaixador da China no Brasil
Ministério omitiu que os insumos que chegaram no sábado (22) para a produção de 12 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz vieram da China

Foto: Reprodução Twitter
O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, alfinetou uma postagem no Twitter do Minisério da Saúde (MS), que omitiu o páis de origem dos insumos para a produção de 12 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz. Os insumos chegaram no final da tarde deste sábado (22) no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
O embaixador tirou uma foto das postagem do MS e grigou o trecho que dizia 'insumos do exterior' e postou a mensagem em referência ao sábio chinês: "Confúcio disse, feito para amigos, fiel à sua palavra".
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, correu para desfazer a mostra de ingratidão do MS. Uma hora depois, respondeu à postagem de Yang Wanming com a seguinte mensagem: Agradecemos sempre o apoio do senhor nesse momento de dificuldade sanitária. O @minsaude espera ter sempre a sua parceria para essa e futuras ações.
Especialistas em diplomacia tem dito que a má condução das relações exteriores com a China tem gerado retaliação do país para envio dos insumos para a produção das vacinas AstraZeneca/Fiocruz e a Coronavac/Butantan.
Esses atritos provocaram a demissão do ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. Mas, no último dia 05 de maio, Bolsonaro voltou a insinuar que a China teria criado o coronavírus propositalmente.
O presidente e o relator da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD) e Renan Calheiros (MDB), lamentaram a declaração de Bolsonaro e ressaltaram que ela pode ter impacto na compra do principal ingrediente para fabricação das vacinas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

