Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Cinco deputados baianos assinam recurso para barrar remédios à base de maconha

Política

Cinco deputados baianos assinam recurso para barrar remédios à base de maconha

Pastor Sargento Isidório, Abílio Santana e Márcio Marinho estão entre 129 parlamentares que endossam tropa bolsonarista contrária ao projeto

Cinco deputados baianos assinam recurso para barrar remédios à base de maconha

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Por: Alexandre Santos no dia 23 de junho de 2021 às 14:52

Cinco deputados federais da Bahia assinaram um recurso que tenta barrar um projeto que autoriza a fabricação e a comercialização de medicamentos e produtos à base de cannabis (científico da maconha) no Brasil. A proposta, do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), foi aprovada no dia 8 de junho, em votação apertada (18 a 17) em comissão especial da Câmara. 

Entre os 129 signatários do documento que impede o avanço do texto ao Senado estão Márcio Marinho (Republicanos-BA), Abílio Santana (PL-BA), Alex Santana (PDT-BA), Pastor Sargento Isidório e Tito, ambos do Avante-BA.

O autor do recurso é o deputado bolsonarista Diego Garcia (Podemos-PR), integrante da tropa de choque governista do presidente da Repúbica, que já declarou a intenção de vetar o projeto caso este seja aprovado. "Trata-se de matéria que, por sua complexidade e grande impacto na vida dos cidadãos, deve ser exaustivamente analisada e debatida pela composição plenária desta Casa", diz o texto do documento protocolado na segunda-feira (22).

O projeto tramitava na comissão de forma terminativa, ou seja, se aprovado, seguiria para o Senado. A análise foi marcada por tentativa de obstrução de deputados aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que já disse que vetaria o projeto. 

Se o recurso for aprovado, o texto terá que ser votado pelo plenário da Câmara.