Quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Política

Bolsonaro diz que só toma vacina aceita na Europa e nos EUA e desdenha da Coronavac

Presidente diz que será o último a se imunizar no Brasil

Bolsonaro diz que só toma vacina aceita na Europa e nos EUA e desdenha da Coronavac

Foto: Reprodução / TV Brasil

Por: Metro1 no dia 04 de agosto de 2021 às 18:20

O presidente Jair Bolsonaro voltou a depreciar nesta quarta-feira (4) a vacina Coronavac durante entrevista à Rádio 96 FM, de Natal (RN). Ele ainda disse que só vai tomar uma vacina que permita viajar ao mundo todo e repetiu que será o último no país a receber a dose.

"Vou tomar a vacina que possa entrar no mundo todo. Não posso tomar essa vacina... Lá de São Paulo, que não está aceita na Europa nem nos Estados Unidos. Eu viajo o mundo todo, tenho de tomar a específica aceita no mundo todo", disse Bolsonaro.

O presidente não citou a Coronavac, mas o imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac e produzido no Brasil pelo Instituto Butantan já foi alvo de ataques de Bolsonaro.

Ele se referiu ao produto como "vacina chinesa de João Doria [o governador paulista do PSDB]" em outubro de 2020. Na ocasião, ele forçou o ex-ministro da Saúde e general da ativa Eduardo Pazuello a desfazer a promessa de compra do imunizante.

Países adotam regras diferentes sobre a entrada de viajantes. Entre os europeus, Espanha e Suíça, por exemplo, já aceitam a Coronavac em certificados de vacinação.

A Aliança Covax, coordenada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), pede que países autorizem a entrada de pessoas que receberam a imunização completa com vacinas que foram certificadas pela entidade, como a Coronavac.

Bolsonaro diz que só toma vacina aceita na Europa e nos EUA e desdenha da Coronavac - Metro 1