
Política
Sergio Camargo tem conta em rede social suspensa após distorcer história sobre escravidão
Presidente da Fundação Palmares prometeu ir à Justiça: "Sou livre, imbecis!"

Foto: Reprodução/Facebook
O Instagram suspendeu a conta e sua plataforma pertencente ao presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo. Segundo o próprio Camargo, a medida se deu momentos após ele postar "verdades sobre a África e o inútil movimento negro". Em suas palavras, a rede social gosta "da negrada escrava da esquerda". O Instagram, por sua vez, informou que está analisando o caso.
O Instagram desativou minha conta depois que postei verdades sobre a África e o inútil movimento negro. Ingressarei com ação na Justiça para suspender a censura e restabelecer meu direito à liberdade de expressão. Gostam da negrada escrava da esquerda. Sou livre, imbecis!
— Sérgio Camargo (@sergiodireita1) September 16, 2021
Diante da decisão, o presidente da Fundação Palmares prometeu ingressar com ação na Justiça, à qual se referiu como "censura". Ele também reclamou que a rede social não permite acesso à publicação que levou à suspensão da conta e que, por isso, não sabe do que está sendo acusado. "O Instagram não pode ser uma senzala onde somente pretos vitimistas, cãezinhos da esquerda, têm voz", escreveu.
Depois de ter o perfil no Instagram banido, ele postou no Twitter diversas afirmações distorcidas sobre a África. Entre outras coisas, publicou que "a escravidão do negro pelo negro é uma instituição imemorial" do continente africano. Também citou Zumbi dos Palmares, líder do quilombo dos Palmares que é considerado símbolo da resistência contra a escravidão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.