Domingo, 22 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Bolsonaro diz que não pode garantir se país está ou não sob risco de apagão

Política

Bolsonaro diz que não pode garantir se país está ou não sob risco de apagão

Presidente voltou a pedir para a população economizar energia

Bolsonaro diz que não pode garantir se país está ou não sob risco de apagão

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 28 de setembro de 2021 às 08:29

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta segunda-feira (27) que os estudos do governo apontam que o fornecimento de energia no país será mantido, mas que não pode descartar as chances de apagão.

"Não posso garantir isso para você (que não haverá apagão). Estudos que nós temos é de que não vai faltar (energia)", disse o presidente à Jovem Pan. Na mesma entrevista, Bolsonaro voltou a pedir para a população economizar energia. "Estou pedindo para o pessoal apagar um ponto de luz em casa, que seja. Ajuda. Eu apago tudo, tomo banho frio há muito tempo", afirmou o presidente, repetindo que desligou o aquecimento da piscina do Palácio da Alvorada para economizar a energia.

A falta de chuvas deixou os reservatórios das hidrelétricas em seu pior nível em 91 anos e tem forçado o governo a tomar medidas para tentar afastar o risco de racionamento de energia.

"Falta de chuva, lógico, foi uma paulada na gente", afirmou Bolsonaro. Ele também reclamou do ICMS cobrado sobre a conta de energia.

Bolsonaro ainda disse à Jovem Pan que está "bastante avançado, quase pronto", o plano de entregar um botijão de gás a cada dois meses para beneficiários do Bolsa Família. "Passa por recursos da Petrobras", disse o presidente. ​

No fim de agosto, o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) afirmou, em rede nacional de rádio e TV, que a crise hídrica se agravou e pediu esforço da população e empresas para reduzirem o consumo de energia elétrica.