Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Política

Senadoras querem incluir pensão para órfãos da Covid em relatório da CPI

Recursos viriam de parte da arrecadação da loteria federal

Senadoras querem incluir pensão para órfãos da Covid em relatório da CPI

Foto: Pedro França/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 14 de outubro de 2021 às 08:41

O relatório final da CPI da Covid poderá incluir uma proposta para o governo federal pagar pensão a órfãos de pais mortos pelo novo coronavírus, informa reportagem do portal UOL. A ideia foi apresentada em uma reunião do chamado G7, que reúne senadores oposicionistas e independentes, na terça-feira (12), e vai ser encaminhada ao relator Renan Calheiros (MDB-AL).

O UOL diz ter acessado o esboço desse capítulo, que aponta como a "esmagadora maioria" das famílias monoparentais no Brasil são comandadas por mulheres e como o número de órfãos aumentou consideravelmente pelas falhas no combate à pandemia.

A pensão seria concedida pelo Estado brasileiro por uma "questão de justiça", segundo o texto, até os 21 anos de idade dessas crianças e jovens. Os recursos viriam de parte da arrecadação da loteria federal.

Ao menos 12.211 crianças de até seis anos ficaram órfãs de um dos pais vitimados pela covid-19 no Brasil, entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano. Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, entidade que representa os cartórios de registro civil do país. Estimativa aponta para 160 mil adolescentes e crianças até 17 anos que perderam pai e/ou mãe devido à doença.