Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Política

Zé Trovão desiste de fuga no exterior, volta ao Brasil e se entrega à PF

Líder caminhoneiro foi alvo de decreto de prisão do ministro do STF Alexandre de Moraes

Zé Trovão desiste de fuga no exterior, volta ao Brasil e se entrega à PF

Foto: Reprodução Redes Sociais

Por: Metro1 no dia 26 de outubro de 2021 às 15:55

O líder caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, retornou ao Brasil e se entregou nesta terça-feira à Polícia Federal em Joinville (SC). Ele estava há quase dois meses foragido no México. Zé Trovão foi alvo de uma ordem de prisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, decretada em 1º de setembro, por incitar violência e atos antidemocráticos nas manifestações de 7 de setembro.

Segundo o Jornal O Globo, fontes que acompanhavam o paradeiro de Zé Trovão disseram que ele teria viajado do México para o Peru na semana passada com o objetivo de retornar para o Brasil. De lá, o bolsonarista teria voltado ao país no último final de semana e ficou escondido alguns dias com sua família, até se entregar hoje.

Apesar da ordem de prisão, as autoridades mexicanas não chegaram a prender Zé Trovão. Seu nome ainda não tinha sido incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, por isso ele não poderia ser preso no exterior.

Aconselhado por seus advogados, o bolsonarista decidiu, então, se entregar. A defesa agora vai tentar converter a prisão preventiva em medidas cautelares, para permitir que ele cumpra prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. Essa medida já foi adotada contra outros alvos da investigação dos atos do 7 de setembro. "Está ao dispor da Justiça para provar sua inocência. Na sequência, a defesa formulará pleitos de liberdade", afirmaram em nota os advogados Elias Mattar Assad e Thaise Mattar Assad.

Zé Trovão divulgou um vídeo nas redes sociais pouco antes de se entregar. Relatou ter saído do Brasil para continuar falando nas redes sociais e incentivando as manifestações do 7 de setembro, que motivaram a sua prisão.