Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Otto diz que Senado deve votar na próxima semana criação de fundo para equilibrar preço dos combustíveis

Política

Otto diz que Senado deve votar na próxima semana criação de fundo para equilibrar preço dos combustíveis

O objetivo é usar os recursos desse fundo para controlar o preço dos combustíveis quando o petróleo estiver muito valorizado internacionalmente

Otto diz que Senado deve votar na próxima semana criação de fundo para equilibrar preço dos combustíveis

Foto: Reprodução YouTube

Por: Rodrigo Meneses no dia 01 de dezembro de 2021 às 20:38

O senador Otto Alencar (PSD) informou que deve ser votado na próxima semana o projeto de lei que cria um fundo de compensação para equilibrar o preço da gasolina, diesel e gás de cozinha no mercado interno. O assunto está sendo discutido na na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. De acordo com o senador, a política de Preço de Paridade Internacional (PPI) do governo federal é a responsável pela elevação dos preços dos combustíveis, porque a Petrobras repassa para o consumidor brasileiro o valor petróleo no mercado internacional, apesar de o Brasil ser autossuficiente na produção de petróleo.

“O Brasil é autossuficiente na produção do petróleo cru. O custo da Petrobras da extração do óleo é 70% em real. Paga o salário em real, imposto em real, sistema operacional da máquina da Petrobras em real e só 30% é pago em dólar. É o que a Petrobras importa em sondas, equipamentos para prospecção do petróleo”, disse o senador em entrevista ao programa 7 em Ponto da Rádio Metropole. “O refino é da mesma forma. Cerca de 80% do refino no Brasil é feito em real e 20% em dólar. Aí a Petrobras faz a paridade do preço internacional (do barril de petróleo) em dólar. Deveria ser uma média ponderada de real e dólar para dar o aumento. Ou seja, o ministro Guedes, o presidente da Petrobras e o presidente Jair Bolsonaro são os culpados pelo o aumento do preço dos combustíveis. O que é que ele fez? Fez a paridade em dólar e isso deu um aumento muito grande, o que nunca aconteceu no Brasil”, completa.

Para tentar resolver esse problema, os senadores começaram a discutir a criação do fundo compensador. A ideia é cobrar um imposto das empresas que extraem o petróleo para exportação. Além disso, esse fundo também contaria com recursos dos royalties pagos pelas empresas para a União e os dividendos pagos pela Petrobras ao governo, o principal acionista da empresa. “Só nos últimos três meses, os investidores da Petrobras tiveram lucro de R$ 31 bilhões. Inclusive o prórpio governo federal (principal acionista) que recebe esses dividendos. Então tirar dessas três áreas um recurso para abastecer esse fundo de compensação do preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha aqui no mercado interno. É isso que nós queremos”, afirma Otto Alencar.

Segundo o senador, o governo começou a elaborar uma Medida Provisória (MP) sobre o mesmo tema, depois de tomar conhecimento que os senadores estavam debatendo o assunto. “Começamos a discutir esse projeto e ele deve ser apreciado na próxima semana, mas já soube hoje que o governo federal vai mandar uma medida provisória também nesse sentido. Tomara que mande. O que nós queremos é a solução. Não interessa a nós da CAE ser o protagonista disso. Ser aqueles que levaram e aprovaram. Tomara que o governo mande a medida provisória, que nós vamos aprovar rapidamente quando chegar no Senado Federal”, declara.

O senador também falou sobre o impacto no agronegócio do preço alto dos combustíveis e dos fertilizantes, após a Petrobras fechar duas fábricas que produziam o produto, uma delas em Camaçari e a outra em Sergipe. “O país não produz os fertilizantes que precisa porque o governo fechou a Fafen (fábrica de fertilizantes da Petrobras) em Camaçari e a de Sergipe, que produziam amônia, ureia, todos os fertilizantes. A Petrobras fechou as empresas que produziam fertilizantes. Estamos importando fertilizantes da Rússia e de outros países com preço 100% acima do que nós fazíamos antes. Isso vai impactar muito no agronegócio. É o dobro do que se fazia há um ano”, destacou.