Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Política

Governador de São Paulo diz que vai exigir passaporte da vacina em aeroportos a partir do dia 16

Governo do estado aguarda posicionamento federal até o dia 15

Governador de São Paulo diz que vai exigir passaporte da vacina em aeroportos a partir do dia 16

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 08 de dezembro de 2021 às 15:16

O estado de São Paulo poderá passar a exigir o passaporte vacinal contra a covid-19 a partir de 16 dezembro em seus aeroportos (Cumbica, Viracopos e Congonhas). A medida valeria também para o Porto de Santos.

De acordo com o governador João Doria, caso o governo federal não adote o passaporte até o dia 15 de dezembro, prazo estabelecido, os aeroportos e o porto passarão a fazer a exigência, mesmo tratando-se de espaços subordinados à administração federal. Um ofício foi enviado pelo governo estadual ao Ministério da Saúde pedindo a adoção da obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação.

A medida no território paulista atingiria boa parte dos viajantes que chegam ao Brasil, já que os três aeroportos respondem por dois terços do total de voos internacionais no país.

Quarentena - Nesta terça-feira (7), o governo federal anunciou que vai exigir quarentena de cinco dias para viajantes não vacinados contra a covid-19 que desembarcarem no Brasil.

Ao comentar a possibilidade de exigência de um certificado de vacinação para viajantes que queiram entrar no país, recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, avaliou que o enfrentamento à pandemia não diz respeito apenas a um documento que mais causa discórdia do que consenso.

Para o ministro, os países que identificaram as novas variantes não podem ser punidos com restrição aos seus cidadãos.

Ele chegou a repetir uma frase do presidente Bolsonaro para marcar seu posicionamento. "É melhor perder a vida do que a liberdade", disse Queiroga rejeitando a obrigatoriedade de comprovar a vacinação.