Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Bolsonaro se irrita com críticas de Abraham Weintraub ao governo

Política

Bolsonaro se irrita com críticas de Abraham Weintraub ao governo

Ex-ministro da educação também insiste na candidatura ao governo de São Paulo e incomoda o presidente

Bolsonaro se irrita com críticas de Abraham Weintraub ao governo

Foto: Isac Nóbrega/PR

Por: Metro1 no dia 18 de janeiro de 2022 às 20:30

Abraham Weintraub entrou para o time de ex-ministros que passaram a criticar o governo Jair Bolsonaro (PL), o que tem causado irritação do presidente. Weintraub articula uma candidatura ao governo de São Paulo mesmo com Bolsonaro defendendo publicamente o nome do ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) para o posto. O ex-titular da pasta da Educação também tem feito críticas à aliança do presidente com partidos do Centrão.

Segundo o jornal O Globo, em conversas com ministros, Bolsonaro comparou Weintraub a outros antigos colegas de ministério que passaram a ser críticos do governo, como Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral) e Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo).

Weintraub voltou no fim de semana ao Brasil para tentar articular sua candidatura ao governo de São Paulo. Ele estava nos Estados Unidos desde junho de 2020, quando ganhou um cargo no Banco Mundial, em Washington, após ter sido demitido do Ministério da Educação por ter entrado em atrito com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Caso consiga viabilizar sua candidatura em São Paulo, Weintraub deve enfrentar Tarcísio, seu antigo colega de governo e preferido de Bolsonaro para assumir o Palácio dos Bandeirantes. O apoio ao ministro da Infraestrutura foi uma das condições impostas por Bolsonaro para se filiar ao PL.