Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Política

Entre baianos, Lula vence com folga no primeiro turno, aponta pesquisa

Pesquisa do Instituto Opnus, contratada pelo Grupo Metropole, é a primeira do ano em 2022 na Bahia

Entre baianos, Lula vence com folga no primeiro turno, aponta pesquisa

Foto: Reprodução

Por: André Uzêda no dia 27 de janeiro de 2022 às 08:49

A pesquisa do Instituto Opnus, contratada pelo Grupo Metropole, além de medir o índice dos candidatos ao governo da Bahia, também projetou o cenário das eleições presidenciais entre os baianos. Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados dizem livremente os nomes que mais lhe agradam, Lula aparece em primeiro lugar, com 51% das intenções de voto. Jair Bolsonaro figura em segundo, com 20%. Em terceiro, está Ciro Gomes, com 2%. Sérgio Moro (Podemos) aparece com 1%. 

Na pesquisa estimulada, com os nomes apresentados, Lula cresce na ponta e chega a 59%. Bolsonaro fica em segundo, com 21%. Sérgio Moro sobe para terceiro, com 5%. E Ciro figura em quarto, com 4%. Na estimulada, Doria pontua, chegando a 2%. Os demais candidatos não apresentam índice acima de zero.

Lula apresenta seu desempenho mais positivo entre os eleitores com renda familiar de até 1 salário mínimo, onde alcança 71% dos votos, seguido do eleitorado com menos escolaridade, com 68%. Bolsonaro pontua melhor entre aqueles com renda familiar acima de 5 salários mínimos, onde chega a 40% (19 pontos acima da média), sendo este o único público onde o atual presidente aparece com votação maior que Lula. Entre evangélicos, Bolsonaro também se destaca, com 31% dos votos.

No critério de rejeição, Bolsonaro lidera. 69% do público ouvido diz que não votaria nele de forma alguma. A segunda maior é do ex-juiz Sérgio Moro, com 59%. Ciro Gomes tem 49% e Lula, 30% de rejeição. 

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BA-07451/2022. Como o sistema de registro de pesquisas da Justiça eleitoral apresentou instabilidade desde a semana passada, a pesquisa foi registrada na terça-feira, dia 25/01. Decisão judicial do ministro Edson Fachin favorável a ação apresentada pelo Instituto Opnus, assegurou o direito à divulgação dos resultados a partir do dia 27/01 (processo nº 0600030-11.2022.6.00.0000).