Terça-feira, 01 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Entre baianos, Lula vence com folga no primeiro turno, aponta pesquisa

Política

Entre baianos, Lula vence com folga no primeiro turno, aponta pesquisa

Pesquisa do Instituto Opnus, contratada pelo Grupo Metropole, é a primeira do ano em 2022 na Bahia

Entre baianos, Lula vence com folga no primeiro turno, aponta pesquisa

Foto: Reprodução

Por: André Uzêda no dia 27 de janeiro de 2022 às 08:49

A pesquisa do Instituto Opnus, contratada pelo Grupo Metropole, além de medir o índice dos candidatos ao governo da Bahia, também projetou o cenário das eleições presidenciais entre os baianos. Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados dizem livremente os nomes que mais lhe agradam, Lula aparece em primeiro lugar, com 51% das intenções de voto. Jair Bolsonaro figura em segundo, com 20%. Em terceiro, está Ciro Gomes, com 2%. Sérgio Moro (Podemos) aparece com 1%. 

Na pesquisa estimulada, com os nomes apresentados, Lula cresce na ponta e chega a 59%. Bolsonaro fica em segundo, com 21%. Sérgio Moro sobe para terceiro, com 5%. E Ciro figura em quarto, com 4%. Na estimulada, Doria pontua, chegando a 2%. Os demais candidatos não apresentam índice acima de zero.

Lula apresenta seu desempenho mais positivo entre os eleitores com renda familiar de até 1 salário mínimo, onde alcança 71% dos votos, seguido do eleitorado com menos escolaridade, com 68%. Bolsonaro pontua melhor entre aqueles com renda familiar acima de 5 salários mínimos, onde chega a 40% (19 pontos acima da média), sendo este o único público onde o atual presidente aparece com votação maior que Lula. Entre evangélicos, Bolsonaro também se destaca, com 31% dos votos.

No critério de rejeição, Bolsonaro lidera. 69% do público ouvido diz que não votaria nele de forma alguma. A segunda maior é do ex-juiz Sérgio Moro, com 59%. Ciro Gomes tem 49% e Lula, 30% de rejeição. 

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BA-07451/2022. Como o sistema de registro de pesquisas da Justiça eleitoral apresentou instabilidade desde a semana passada, a pesquisa foi registrada na terça-feira, dia 25/01. Decisão judicial do ministro Edson Fachin favorável a ação apresentada pelo Instituto Opnus, assegurou o direito à divulgação dos resultados a partir do dia 27/01 (processo nº 0600030-11.2022.6.00.0000).