Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

União Brasil, de ACM Neto, vai até STF para anular eleição na Câmara de Salvador

Política

União Brasil, de ACM Neto, vai até STF para anular eleição na Câmara de Salvador

Na ação, que o Metro1 teve acesso, os advogados argumentam que a emenda 39 inserida na Lei Orgânica do Município de Salvador viola os “princípios republicano e do pluralismo político”

União Brasil, de ACM Neto, vai até STF para anular eleição na Câmara de Salvador

Foto: Rádio Metropole

Por: Rodrigo Daniel Silva no dia 08 de abril de 2022 às 16:40

O União Brasil ajuizou ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação da eleição que garantiu o terceiro mandato consecutivo do vereador Geraldo Júnior (MDB) como presidente da Câmara de Salvador. A ação é assinada pelos advogados Fabrício Medeiros e Ricardo Martins e será julgada pelo ministro Kassio Nunes Marques. O partido tem como secretário-geral ACM Neto, pré-candidato ao governo da Bahia pela sigla.

Na ação, que o Metro1 teve acesso, os advogados argumentam que a emenda 39 inserida na Lei Orgânica do Município de Salvador viola os “princípios republicano e do pluralismo político” ao permitir a recondução da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores na mesma legislatura. 

“As abruptas alterações legislativas promovidas pela Emenda nº 39 e Resolução nº 3.095/2022 modificaram por completo o panorama eleitoral da Mesa Diretora da Casa Legislativa de Salvador”, dizem os advogados na ação. “Daí a necessidade de intervenção judicial através da presente demanda, buscando o reconhecimento da violação aos princípios republicano e do pluralismo político”, acrescentam, em outro trecho. 

Os advogados argumentam ainda que Geraldo Júnior fez “escancarado drible à Constituição Federal” a fim de “ser reconduzido à Presidência, buscou consolidar sua indicação a vice na chapa do pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao governo”.

Ao Metro1, o vereador Edvaldo Brito (PSD), que presidiu a sessão, defendeu o pleito que renovou o mandato do atual presidente por mais dois anos. 

“Não posso contradizer uma coisa que não conheço, mas posso reafirmar que a reunião foi regular, porque foi convocada de modo normal, como todas as reuniões do tipo e obedecendo as regras vigentes. Agora, só posso falar da ação quando se conhecer o teor da petição”, disse ele.