Sábado, 05 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Ministro da Defesa pede ao TSE que divulgue questionamentos de militares sobre eleições

Política

Ministro da Defesa pede ao TSE que divulgue questionamentos de militares sobre eleições

Ofício para expor questionamentos foi enviado ao presidente do TSE e ministro do STF Edson Fachin

Ministro da Defesa pede ao TSE que divulgue questionamentos de militares sobre eleições

Foto: Igor Santos / PR

Por: Metro1 no dia 05 de maio de 2022 às 20:59

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, pediu nesta quinta-feira (5) ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que sejam divulgados questionamentos feitos pelas Forças Armadas sobre o processo eleitoral deste ano.

Segundo a Folha de São Paulo, o ofício foi enviado ao presidente do TSE e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin. As Forças Armadas têm cobrado mudanças no sistema eleitoral desde que foram convidadas, no ano passado, a integrar a CTE (Comissão de Transparência das Eleições).

Em fevereiro, o TSE publicou em seu site documento com respostas a uma série de questionamentos das Forças Armadas, que tinham sido feitos em dezembro. Um novo documento foi enviado, mas este segue sob sigilo.

O pedido de divulgação dos questionamentos ocorre após o presidente Jair Bolsonaro (PL) ter levantado dúvidas sobre a lisura das eleições e feito insinuações golpistas.

No ofício, o ministro sugere que sejam divulgados os "documentos ostensivos [não sigilosos] relacionados à CTE".

O general afirma, também no documento, que a ideia é dar maior transparência aos atos da gestão pública. Também cita que o pedido foi feito "em face da impossibilidade de ver concretizada a reunião solicitada por este ministro a Vossa Excelência".

Procurados, a Defesa e o TSE não se manifestaram sobre essa agenda que não teria sido realizada. O tribunal ainda não informou se irá divulgar os questionamentos dos militares.