Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Política

Justiça nega pedido do Republicanos para impedir participação de Jerônimo em atos do governo

Republicanos, que integrará a coligação política do pré-candidato a governador ACM Neto (UNIÃO), argumentou que a máquina estadual estava atuando em favor de Jerônimo Rodrigues

Justiça nega pedido do Republicanos para impedir participação de Jerônimo em atos do governo

Foto: Divulgação

Por: Rodrigo Daniel Silva no dia 24 de maio de 2022 às 10:22

O juiz Vicente Oliva Burato, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), rejeitou o pedido do Republicanos para impedir a participação do pré-candidato do PT ao governo, Jerônimo Rodrigues, em atos da gestão estadual.

O Republicanos, que integrará a coligação política do pré-candidato a governador ACM Neto (UNIÃO), argumentou que a máquina estadual estava atuando em favor de Jerônimo Rodrigues. Na ação, que o Metro1 teve acesso, a legenda pediu que fosse proibido a realização de eventos para "beneficiar" o pré-candidato petista, e a solicitou a retirada das mídias de fotos e vídeos em que o oposicionista aparece em atos governistas.

"Não há dúvida alguma de que os acionados extrapolaram todos os limites legais e constitucionais, ao utilizar-se de toda a estrutura governamental e de diversas ações custeadas com dinheiro público com o único propósito de promover Jerônimo Rodrigues com vistas à sua eleição que se avizinha no ano de 2022", alegou o partido, na ação judicial.

O magistrado entendeu, no entanto, que não houve violação da lei nas práticas de Jerônimo Rodrigues.

"Do exame das imagens e vídeo colacionados na peça exordial, não verifico, também num juízo primevo de avaliação da questão controvertida, a realização e divulgação de propaganda eleitoral antecipada", diz o juiz, ao ressaltar que  "os atos cujas práticas são atribuídas aos representados revelam aparente adequação às normas legais". 

União Brasil também ajuízou ação para impedir participação de Jerônimo Rodrigues em atos do governo, mas ainda não foi julgada.