Quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Política

Militância divulgou vídeo antigo em ato pró-Bolsonaro no 2 de Julho, diz projeto Comprova

O Comprova ressalta que realmente houve um ato no Farol da Barra em apoio a Bolsonaro no 2 de Julho. Porém, as imagens mostram que o evento reuniu menos pessoas do que mostrado no vídeo verificado

Militância divulgou vídeo antigo em ato pró-Bolsonaro no 2 de Julho, diz projeto Comprova

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 05 de julho de 2022 às 11:17

O projeto Comprova mostrou que um vídeo postado no Twitter, Facebook e Kwai, atribuido à participação do presidente Jair Bolsonaro no 2 de Julho deste ano, em Salvador, na verdade foi gravado no 7 de setembro de 2021, no mesmo local. 

O Comprova ressalta que realmente houve um ato no Farol da Barra em apoio a Bolsonaro no 2 de Julho. Porém, as imagens mostram que o evento reuniu menos pessoas do que mostrado no vídeo verificado. 

"No conteúdo enganoso, é possível ver pelo menos três placas que não aparecem nas imagens verdadeiras do ato de 2 de julho de 2022, mas que estão presentes em outras fotos registradas em 2021. Além disso, o vídeo original foi compartilhado em 7 de setembro daquele ano em um perfil do Kwai, o mesmo cuja identificação aparece no material aqui verificado", justifica a análise do projeto. 

O Comprova acrescentou considerar enganoso "todo conteúdo retirado do contexto original". As publicações no Facebook tiveram 2,7 mil curtidas, 168 comentários e 26,3 mil compartilhamentos até a última segunda-feira (4). No Kwai, o vídeo alcançou mais de 376 mil visualizações. 

Militância divulgou vídeo antigo em ato pró-Bolsonaro no 2 de Julho, diz projeto Comprova - Metro 1