Domingo, 04 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Recém-lançado, livro narra fim da Lava Jato e 'guerra' entre Moro e Bolsonaro no governo

Política

Recém-lançado, livro narra fim da Lava Jato e 'guerra' entre Moro e Bolsonaro no governo

Jornalistas Aguirre Talento e Bela Megale deram entrevista à Rádio Metropole nesta quarta-feira (13)

Recém-lançado, livro narra fim da Lava Jato e 'guerra' entre Moro e Bolsonaro no governo

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 13 de julho de 2022 às 08:32

Os jornalistas Bela Megale e Aguirre Talento, do Jornal O Globo, classificaram a 'Operação Lava Jato' como a "maior e mais controversa" operação de combate à corrupção no país. Os dois escreveram juntos o livro 'O Fim da Lava Jato — Como a atuação de Bolsonaro, Lula e Moro enterrou a maior e mais controversa investigação do Brasil", recém lançado pela editora Globo.

"Começamos a escrever o livro sem um escopo definido. Fomos avançando com a história do desmanche da Lava Jato, o governo Bolsonaro, a saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça. E fomos percebendo que essa história era muito maior do que as reportagens que escrevíamos todo dia. Então, fomos construindo o livro para contar essa história", diz Talento, em entrevista a Mário Kertész, nesta quarta-feira (13), na Rádio Metropole

O livro narra alguns bastidores da atuação do juiz Sergio Moro durante as eleições de 2018. "Ele declarava apoio aberto a Bolsonaro. No Rio de Janeiro, por exemplo, ele apoiou abertamente o juiz Wilson Witzel, dizendo que seria uma transformação na história do Rio de Janeiro. Witzel acabou sofrendo o processo de impeachment, por suspeita de corrupção", completa Megale.

Na obra, os jornalistas também citam a 'Vaza Jato', série de reportagens jornalísticas do site The Intercept Brasil que mostrou a relação próxima entre Ministério Público Federal (MPF) e o juiz Sergio Moro na condução da operação. Os jornalistas também mostram como Moro ambicionou o cargo de ministro no Supremo Tribunal Federal e acreditou que seria indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. "Moro já havia sido desautorizado no início do governo, algumas vezes. Mas ele resistiu a essa série de humilhações imaginando que seria indicado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. 

O livro está disponível nas principais livrarias do país, além tanto físicas quanto digitais.