Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Política

Democracia no Brasil virou projeto conservador, diz historiadora Lilia Schwarcz

A escritora e historiadora Lilia Schwarcz analisou o cenário social e político do Brasil, em entrevista à Rádio Metropole

Democracia no Brasil virou projeto conservador, diz historiadora Lilia Schwarcz

Foto: Reprodução

Por: Maria Clara Andrade no dia 05 de agosto de 2022 às 13:05

A escritora e historiadora Lilia Schwarcz analisou o cenário social e político do Brasil, em entrevista à Rádio Metropole, nesta sexta-feira (5). Para ela, a democracia brasileira precisa ser remodelada. "Virou um projeto conservador e nós vamos ter que alterar essa ordem das coisas, se não, teremos um país em estado de guerra civil", considerou.

Lilia analisa que a história e a democracia brasileira são marcadas pela desigualdade social. A escritora acrescenta que vê o presidente Jair Bolsonaro como um "sintoma desse Brasil". "O grande desafio da democracia brasileira é enfrentar essa desigualdade renitente do nosso passado e do nosso presente", afirmou.

"Temos uma elite que torna essa realidade invisível, apagada, garantindo para si uma segurança que é ilusória", disse Lilia, que trouxe ainda uma outra questão: a ilusão de que o Brasil é um país pacífico. "Os índices de violência epidêmica, no campo, contra negros, indígenas... São apavorantes. Até quando vamos colocar uma pá de cal nessa situação?", questionou.